Destaques

PoeMitos no castelinho

28/10/2011 / Ana Mello

Foto: Bárbara Kreutz Pustai 

Na quinta-feira tivemos o pré-lançamento da série POEMITOS no castelinho do Alto da Bronze que fica na esquina da rua Vasco Alves com Fernando Machado em Porto Alegre. Embora eu more na cidade há mais de trinta anos, nunca tinha entrado no castelinho. Ele foi construídoem 1948 a pedido do famoso político Carlos Eurico Gomes para viver com sua amante Nilza Linck. Dizem que Carlos era apaixonado por ela e muito ciumento, a tal ponto de proibi-la de aproximar-se das janelas para que não fosse vista.

Depois da morte do apaixonado o castelo ficou com sua mulher que o vendeu e já passou por muitos donos. Hoje é habitado por Sandra Santos e Alexandre Brito também autores da série POEMITOS.

Na quinta, o espaço foi preenchido por muitas crianças que ouviram atentas os autores na leitura de seus poemas, pintaram, recortaram e jogaram, degustaram cachorros-quentes e de sobra ouviram misteriosas histórias que acontecem no castelo, ou será que são lendas urbanas?

Se quiserem apareçam para conferir, o castelinho é um espaço cultural que abriga exposições e outros acontecimentos culturais e é aberto a visitação pública. Quanto aos poetas e POEMITOS, vão estar na 57ª Feira do Livro de Porto Alegre. A Série PoeMitos integra o projeto Cidade Poema (www.cidadepoema.com), que programou diversas atividades para outubro e novembro. Durante a Feira do Livro, haverá encontro em parceria com o projeto Leitor de Rua, da escritora Marô Barbieri, das 15h às 16h30min do dia 5 de novembro (sábado); e conversa com os autores, seguida de sessão de autógrafos, dia 6 de novembro (domingo), às 17h, sempre no Cais do Porto.